top of page

Natal: Influências de Babel? O que você comemora?

  • Nih de Mello BS
  • 30 de nov. de 2015
  • 6 min de leitura

Curitiba, natal 2011

Parece infame e até incoerente a pergunta, visto que, em geral, comemoramos o nascimento de Jesus, cuja festividade, em primeira instância não parece ter relação alguma com Babel. Essa resposta parece óbvia, mas não é. #conhecereisaverdade

Contextualizando, Babel é o nome dado à cidade e à torre, construídas por Ninrode (neto de Cam e bisneto de Noé - Gênesis 10:8; 11:1-9),

Ninrode, cujo nome significa ' vamos nos rebelar', se tornou poderoso caçador diante do Senhor, edificando várias cidades, entre elas Nínive e Sinar (Mesopotâmia), que posteriormente, consolidou-se na conhecida babilônia. Seu mais notável feito foi a referida torre de Babel. O objetivo era que a torre chegasse ao céu (Babel significa portões dos céus ou portão dos deuses), para obter prestígio e para adoração e observância dos astros.

Ninrode se rebelou contra Deus, disseminando a ideia de depender da própria força e poder, e não do Deus Único. Por isso edificou construções e muros, feitos de tijolos cozidos e betume, para ter meios próprios de se defender, ao contrário do povo de Deus, que naquela época, permanecia em tendas e na dependência do Senhor dos Exércitos, que lutava por eles.

Segundo historiadores, quando Ninrode nasceu, seu pai, Cuxe, já era bastante idoso, mas sua mãe bem jovem. Assim, tempos depois, Ninrode desposou a própria mãe, Seramis (tornando-a 'Rainha dos Céus', deusa Lua, uma vez que ele se intitulava deus sol). Ninrode foi morto e esquartejado pelas mãos de seu tio-avô Sem (semelhantemente à história de Set e Osíris, da cultura egípcia). Sua mãe e esposa Seramis juntou todas as partes do cadáver, na expectativa de que pudesse revivê-lo. Como não encontrou a genitália, justificou que só por esse motivo, ele não poderia retomar a vida.

Seramis estava grávida quando Ninrode morreu (mas afirmou ter concebido 'magicamente', da luz do sol) e nasceu Tamuz, segundo ela, a reencarnação de Ninrode, que a cada aniversário de seu natal (nascimento) desejava presentes em uma árvore. Assim, passou-se a comemorar a data do nascimento de Tamuz (e consequente 'renascimento' do deus sol, Ninrode), em 25 de dezembro.

Seramis também difundiu que, quando Tamuz morreu, atacado por um porco selvagem, seu sangue caiu próximo a um toco de uma árvore verde e, dele, cresceu um pinheiro em apenas um dia. Ela decretou 40 dias de tristeza, nos aniversários de morte de Tamuz, período em que deveria haver abstinencia de comer carne. Nesse período, os adoradores de Tamuz meditavam sobre os mistérios de Baal (Ninrode) e Tamuz. (Semelhança com a quaresma - será coincidência?)

Seramis fundou a Babilônia, edificou seus Jardins suspensos e atuou como sacerdotisa de religião própria, difundindo o conceito de reencarnação. Preconizou e disseminou o paganismo no mundo. Ficou conhecida e representada na maior parte das culturas, com outros nomes (Isis, Astarte, Ashtarot, Istar, Diana, Juno, Cybele, Anahita, Columbia...).

Apocalipse 17:1-5 - "... Vem, mostrarte-ei o julgamento da grande meretriz, que se acha assentada sobre muitas águas, com quem se prostituíram os reis da terra e, com vinho de sua devassidão embebedaram os que habitam na terra [...].Na sua fronte achava-se escrito um nome, um mistério: BABILÔNIA, A GRANDE, A MÃE DAS MERETRIZES E DAS ABOMINAÇÕES DA TERRA. [...] as águas que viste, onde a meretriz está assentada, são povos, multidões, nações e línguas"

A influência de Serâmis na cultura de vários povos pode ser explicada a partir da confusão das línguas, por ocasião da torre de Babel (Gn 11). Os povos recontaram e adaptaram as histórias contadas por Seramis , mantendo, contudo, seu enredo, que persistiu aos tempos do Império Romano e do sincretismo entre o neo-cristianismo de Constantino e o paganismo da época.

Até aqui, contextualizamos a Babel do Título. Mas qual a sua relação com nossa comemoração natalina?

Vamos direto ao ponto! Quais influências de Babel (babilônicas e, portanto pagãs) estão presentes na nossa comemoração de Natal? Afinal, somos bem intencionados em tudo o que fazemos, dedicando essa festa a Jesus... #conhecereisaverdade

  • DATA

A data do nascimento de Cristo não foi revelada na Bílbia, tampouco comemorada por seus apóstolos. Comemorava-se apenas a data de sua morte e ressureição na 'igreja primitiva' de seus discípulos.

Essa data foi aceita no Concilio de Nicéia, por volta do século IV, quando aprouve a Constantino 'cristianizar' a data pagã do solstício de inverno, data também do aniversário de Mitra (que pode ser considerado representação de Tamuz, presente nas mitologias persa, romana e indiana) e que já estava arraigada à cultura pagã, até então predominante em seu império.

Além de não haver referência bíblica para sabermos a data provável do nascimento de Jesus, sabemos que, certamente não se deu no mês de Dezembro. No evangelho de Lucas (2:8), há relato de que os pastores (de ovelhas) estavam nos campos. Era costume recolher as ovelhas desde o período relativo ao mês de outubro e mantê-las abrigadas e aquecidas, quando começava a esfriar e chover muito. Seria impossível aos pastores permanecerem com as ovelhas nos campos, no período do inverno. Do mesmo modo, é pouco provável que o recenseamento (época em que Jesus nasceu) fosse feito durante o período de chuvas e frio. Há especulações sobre o mais provável mês em que Jesus nasceu, mas nenhuma certeza. É aceito que tenha sido por volta do mês de setembro.

Ok, mas ainda que mantenhamos a data de 25 de dezembro para confraternizarmos no nascimento de Jesus, já que qualquer outra data dificilmente estará certa, o que mais temos apresentado a Ele nessa festa de natalina?

  • ÁRVORE DE NATAL

Além dos presentes deixados na árvore em 25 de dezembro, pelo nascimento de Tamuz, 'reencarnação de Ninrode', segundo Seramis; e do pinheiro que surgiu a partir do sangue de Tamuz, as árvores são frequentemente citadas no antigo testamento como parte de ritos pagãos e orgias.

O culto a Tamuz é revelado ao profeta Ezequiel (8:13-16), por ter sido trazido esse costume por Jezabel ao povo de Deus, quando Acabe era rei. O povo, longe de fazer o que Deus ordenou (Não terás outros deuses diante de mim - Êxodo 20:3) também cultuava à Seramis, chamada de 'Rainha do Céu' (Jeremias 7:18; 44:25).

Em Deuteronômio (16:21), Deus ordena: "Não estabelecerás poste-ídolo, plantando qualquer árvore junto ao altar do Senhor teu Deus, que fizeres para ti."

Apesar disso, "Os filhos de Israel fizeram contra o Senhor, seu Deus, o que não era reto; edificaram para si altos em todas as suas cidades, desde as atalaias dos vigias até à cidade fortificada. Levantaram para si colunas e postes-ídolos, em todos os altos outeiros e debaixo de todas as árvores frondosas. Queimaram ali incenso em todos os altos, como as nações que o Senhor expulsara diante deles; cometeram ações perversas para provocarem o Senhor à ira e serviram os ídolos, dos quais o Senhor lhes tinha dito: Não fareis estas coisas." (2Reis 17:9-12)

Em Oséias (4:11-13), Israel foi exortado: "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento. O meu povo consulta o seu pedaço de madeira e a sua vara lhe dá resposta, porque um espírito de prostituição os enganou, eles, prostituindo-se, abandonaram o seu Deus. Sacrificam sobre o cimo dos montes e queimam incenso sobre os outeiros, debaixo do carvalho dos choupos e dos terebintos, porque é boa a sua sombra, por isso vossas filhas se prostituem e vossas noras adulteram."

Em Isaías (57:5), foram novamente questionados"[filhos da transgressão] que vos abrasais na concupiscência junto a terebintos, debaixo de toda a árvore frondosa e sacrificais os filhos nos vales e nas fendas dos penhascos?", fica evidente o costume herdado por influência dos povos pagãos próximos a Israel.

Apesar de tudo isso, a roupagem para manter a figura da árvore de natal está na sua comparação com a árvore da vida. E desde quando Deus nos orientou a replicar imagem ou escultura da árvore da vida, para confraternização?

  • TROCA DE PRESENTES

O costume de trocar presentes se deve ao fato dos Magos do Oriente (e não reis magos - não há indicação alguma nos evangelhos de que os magos eram reis) terem trazido a Jesus incenso, ouro e mirra. Contudo, eles tiveram a revelação de que nasceria o Rei dos judeus (Mateus 2:2), ao verem sua estrela no oriente e o procuraram para adorá-lo. Os presentes não foram dados por se tratar da comemoração de seu nascimento, mas como oferta, visto que era costume presentear reis.

Mas pensando na nossa festiva troca de presentes, no natal, que mal há? Pense assim: seu filho fará aniversário e você planeja uma festa. Todos os convidados são presenteados, menos o aniversariante. Tem algum sentido? De forma alguma!

Que oferta temos nós para apresentar a Jesus para sua adoração? Orações, cânticos, ações de graça?

De um modo geral, infelizmente, a festa foi reduzida a presentes (muito consumo), amigo secreto e banquete (isso quando não se inclui a embriaguez). Jesus é até lembrado, mas não adorado, sequer ocupa o centro da reunião.

Que neste natal, possamos nos lembrar mais dEle, permitindo que Jesus seja nosso convidado de honra e, ao invés de simplesmente dizer 'Feliz Natal', que possamos desejar mais do que isso, que ele nasça nos nossos corações e que habite conosco!

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna" - João 3:16

Que Jesus nasça (e permaneça) em seu coração!

Fique na paz do Senhor!

_______________________________________________________

REFERÊNCIAS

Bíblia de estudo Genebra, 1999

http://alanpikety.wix.com/afalsaverdade#!O-NATAL/cmxa/3CF0C1F2-3490-49C6-BF15-1B00D9DED9EC

http://cantinhodosdeuses.blogspot.com.br/search/label/Divindades%20do%20solst%C3%ADcio%20de%20inverno

http://pentecostalnovavida.com.br/site/ninrode-e-semiramis-origem-de-todas-as-religioes/

http://solascriptura-tt.org/Seitas/Romanismo/Nacoes-NimrodeSemiramisMariaBabelBabilonia-Trois.htm

http://solascriptura-tt.org/Diversos/NatalVeioDoPaganismo-Helio.htm

http://www.baciadasalmas.com/ninrode/

http://ministeriodoensinocristao.blogspot.com.br/p/tamuz-e-grande-babilonia.html

http://www.celebrandodeus.com/estudos/estudos_natal3.asp

http://anti-nova-ordem.blogspot.com.br/2012/05/historia-de-semiramis-rainha-dos-ceus.html

https://seteselos.wordpress.com/tag/ninrode/

http://www.adventistas.com/dezembro2002/asera_arvoredenatal.htm

By Nih de Mello BS


 
 
 

Comentários


Destaque
Tags

© 2015 por Niih de Mello BS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page