Parábolas: uma forma de criptografia?
- Niih de Mello BS
- 26 de nov. de 2015
- 3 min de leitura

Basicamente, criptografia ( do grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita) é o conjunto de técnicas para esconder uma informação, cujo acesso é restrito ou não autorizado a qualquer pessoa. Contudo, apenas quem tem a 'chave da decriptação' é capaz de 'decifrar' a informação na íntegra, preservando-a de possíveis deturpações ou extravios.
Na Bíblia, algumas profecias parecem não fazer sentido algum, quando lidas 'ao pé da letra', com animais híbridos, cheios de chifres, que aparecerão 'no final dos tempos' (Apocalipse 12:3). Pode-se dizer que é um exemplo de 'mensagem criptografada'. A chave de sua interpretação está na própria Bíblia, geralmente em profecias (Daniel 7:24) do Antigo Testamento (Não é o objetivo aqui falar sobre essas profecias, somente citar para exemplificar).
Com as parábolas, ocorre o mesmo. Nas parábolas, tem-se algumas alegorias que remetem a alguma outra situação cotidiana ou futura.
Mas por que a Bíblia traz simbolismos às mensagens, como os das Parábolas? Os apóstolos de Jesus tiveram essa mesma dúvida, e Jesus lhes respondeu assim:
"A vocês foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
A quem tem será dado, e este terá em grande quantidade. De quem não tem, até o que tem lhe será tirado.
Por essa razão eu lhes falo por parábolas: ‘Porque vendo, eles não vêem e, ouvindo, não ouvem nem entendem’.
Neles se cumpre a profecia de Isaías [6:9,10]: ‘Ainda que estejam sempre ouvindo, vocês nunca entenderão; ainda que estejam sempre vendo, jamais perceberão.
Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos, e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, entender com o coração e converter-se, e eu os curaria’.
Mas, felizes são os olhos de vocês, porque vêem; e os ouvidos de vocês, porque ouvem."
(Mateus 13:11-16)
Deus quer que você compreenda o que está revelado em sua Palavra!
E o que devemos fazer quando nos falta o entendimento das Escrituras? A própria Bíblia responde!
E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.
Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. (Tiago 1:5,6)
Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória; [...] Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. [...] As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. (1 Corintios 2:7, 10, 13)
Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (1 Corintios 2:14-15)
Podemos pedir sabedoria a Deus e, buscando nos encher do Espírito Santo*, que nos amplie o entendimento de Sua Palavra.
Que Deus nos permita compreender e viver Sua vontade para nossas vidas.
Fiquem na Paz do Senhor!
_____________________________
* Como? "[...] enchei-vos do Espírito Santo, falando entre vós com salmos entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graça por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, sujeitando-vos uns aos outros no temor de cristo." (Efésios, 5:18b-21).
VEJA TAMBÉM EM:
http://reflexoesbiblicas-pensamentocritico.blogspot.com.br/2015/11/parabolas-uma-forma-de-criptografia.html
Comments