top of page

O Batismo nas águas

  • Niih de Mello BS
  • 21 de nov. de 2015
  • 2 min de leitura

Algumas vezes, nos deparamos com costumes que, aparentemente, não fazem muito sentido. Lembro-me que, quando me batizei, aos quase onze anos, feliz pela minha decisão, a maior parte da minha família não entendia o porquê, visto que eu já havia sido batizada quando bebê, na Igreja Apostólica Romana. Afinal, o que é o batismo? Qual a sua finalidade? #Conhecereisaverdade

A palavra grega baptizo (βαπτίζω) significa 'mergulhar, banhar, imergir' alguma coisa em água. Essa prática, na Bíblia, teve início com João Batista (Mateus 3:1-17; Marcos 1:2-11; Lucas 3:15-22), que trazia a pregação do arrependimento dos pecados, a fim de preparar o caminho para Cristo, conforme as profecias do Antigo Testamento (Isaías 40:3-5; Malaquias 3:1; 4:5-6).

Após isso, Jesus ordenou: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado..." (Mateus 28:19-20).

O que a Bíblia nos ensina sobre o batismo?

  • Batismo por imersão, não por aspersão - Conforme a própria origem da palavra, batismo traz a ideia de imersão, corroborada em João 3:23, em que João batizava em Enom, 'porque ali havia muitas águas'

que não seriam necessárias caso batizasse por aspersão. Jesus, quando foi batizado, saiu das águas (Marcos 1:10), o que não faz sentido algum, caso seu batismo tivesse sido por aspersão;

  • Batismo aos que acreditam - "Quem crer e for batizado será salvo; quem não crer será condenado." (Marcos 16:16). É necessário primeiramente crer, para depois descer às águas do batismo. A Bíblia não traz nenhuma ideia que sustente a prática de batizar bebês. Entretanto, essa prática tem por entendimento que, ao batizar a criança, ela será salva, ainda que sem maturidade para crer. Ora, a salvação se dá pela graça, não pelas obras ou rituais (Romanos 11:6). Não há base bíblica que sustente essa crença.

E quanto à simbologia do Batismo? O que a Bíblia diz?

  • Morrer para o pecado - Romanos 6:2

  • Sepultamento da velha criatura - Romanos 6:4

  • Ressurreição junto a Cristo para a vida - Colossenses 2:12

  • Remissão de pecados (lavar os pecados)- Atos 22:16

Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado (Mc 16:16). O batismo se torna consequência da nossa fé professada em Cristo, que mediante a Graça nos traz salvação, mas não é um passaporte para o céu. Em momento algum a Bíblia menciona aqueles que creram mas não se batizaram. Inclusive, o ladrão ao lado de Cristo, na crucificação, que creu e pediu que Jesus se lembrasse dele em seu reino não foi batizado, e mesmo assim, Jesus lhe garantiu que ele iria para o paraíso.

Quando temos um encontro com Cristo, seu evangelho, sua mensagem de amor e salvação, procuramos mudar todas as práticas que desagradam a Deus, sepultando a velha criatura, que jaz em pecado, para a ressurreição com Cristo em novidade de vida, a fim de que não sejamos mais escravos do pecado, como outrora (Romanos 6:1-14). Embora o batismo seja de suma importância, a nossa fé é muito mais importante, afinal, sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6).

Fiquem na paz do Senhor!

 
 
 

Comments


Destaque
Tags

© 2015 por Niih de Mello BS. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page